Sabe qual é a diferença de aprender artesania com a Nina?
o conceitual, o procedimental e o atitudinal são plenos de significado.
As oficinas ministradas por Nina Veiga possuem técnica artífice sofisticada, mas não se limitam a isso. A partir do pensamento antroposófico, associam o pensar e o sentir ao querer artesanal. Assim, organizando-se igualmente nas instâncias conceitual, procedimental e atitudinal, possibilitam a vivência integral da experiência de arte manual.
O procedimental é extremamente técnico e artístico.
Uma preocupação constante de Nina Veiga ao ensinar técnicas artífices é manter os princípios da educação para a liberdade, pressuposto importante do pensamento steineriano. Por isso, mesmo com metodologias artesanais complexas e precisas, a professora constrói dispositivos oficineiros abertos, capazes de permitir os processos artísticos singulares de cada aprendiz.
O conceitual é significativo e dá sentido ao fazer.
Dar sentido ao que se faz, a partir de uma ética singular, com o apoio de autores que pensam o mundo como um lugar de fraternidade econômica, igualdade de direitos e liberdade de pensamento é o que propõe as oficinas do Atelier de Educação. Ação de comprometimento e alinhamento entre o ético e o estético ainda mais querida e necessária na atualidade.
O atitudinal colabora para a transformação social.
O alinhamento ético, estético e político existencial é a proposta mais importante das oficinas ministradas por Nina Veiga em seu Atelier de Educação. Por isso, Nina associa-se à Aliança pela Infância, ao Instituto Alana, à Federação das Escolas Waldorf e a outras entidades que promovem a educação de adultos para a manutenção e proteção da infância plena.
Criar alianças de sustentabilidade pessoal em rede.
Promover a formação de redes de sustentabilidade pessoal é gesto contínuo do Atelier de Educação. Promoção que se dá através de ações afirmativas, através da distribuição de bolsas de estudo, apoio a campanhas solidárias de outras entidades, suporte direto a artífices com dificuldades financeiras e o oferecimento de 20% de comissão para divulgadoras afiliadas.
2017 creative commons nina veiga. esta página está sob a licença creative commons com atribuição não-comercial.