• Toda criança que nasce parece a primeira estrela

    Bebê-Estrela - Oficina Online

  • apresentação do projeto

    assista e leia até o final da página

    aula aberta

    aproveite para assistir e esclarecer todas as dúvidas

  • A atividade artístico conceitual

    Pretende-se enfocar as vivências e forças que atuam no nascimento, da gestação à primeira respiração. O nascimento é compreendido como o processo encarnatório contínuo, e seus efeitos influenciam a vida inteira.

    Materiais:
    Linha e agulha

    Alfinetes

    Tesoura

    Fita métrica

    Régua

    Marcadores (lápis ou giz de costura)

    Algodão de farmácia em fita ou lã penteada (80g)

    Material natural para enchimento (100 gr)

    60X60 cm de tecido macio (flanela, plush, malha, moleton)

    30 cm de elástico

    O Bebê-Estrela é o primeiro brinquedo da criança. Produzido com materiais naturais, expressa a imagem do ser humano ao nascer. A atividade de confeccionar o bebê-estrela pretende enfocar as vivências e as forças que atuam no nascimento, da gestação à primeira respiração.

    Entre as oficinas que proponho, este é a mais delicada e introspectiva de todas, por isso, leia com atenção antes de efetuar sua inscrição.

    Esse trabalho foi pensado na tentativa de vivificar os conceitos sobre o nascimento, acrescentando sentimentos e sensações que nos auxiliem a pensá-lo de forma integral, unindo mente, coração e vontade, distanciando-nos da unilateralidade do intelecto e ampliando a visão materialista dominante.

    Essa ampliação de conceitos pode ajudar até mesmo a trazer luz às impressões do nosso próprio nascimento, motivo, muitas vezes, de traumas e desequilíbrios que ficam gravados em nossa psique e que podem reaparecer simbolicamente no nosso cotidiano, perturbando a harmonia e a plenitude da vida.

    A vivência é um trabalho que envolve a confecção de um boneco arquetípico, que traz em si a lembrança da origem cósmica do ser humano, o bebê-estrela, utilizado pedagógica e terapeuticamente na Pedagogia Waldorf.

    As mãos trabalhando a lã e o tecido favorecem a introspecção e o surgimento de um sentimento de alegria e autovalorização.

    É um momento especial para o resgate de aspectos do nosso ser de forma artística e lúdica e, assim, abrir a possibilidade de colocar em perspectiva nosso próprio ser.

    Além disso, mais dois aspectos são valorizados:

    1) para quem trabalha com terapia, apresenta uma clareza especial para a compreensão do nascimento enquanto fenômeno anímico, base importante para muitas questões de clínica.

    2) para as mães ou futuras mamães, permite uma vivência intensa que colabora para a percepção das necessidades do bebê da gestação aos primeiros meses da vida.

    As fontes inspiradoras desse trabalho devem ser creditadas à antroposofia de Rudof Steiner e às pesquisas realizadas no Centro de Vivências Nazaré, hoje Universidade da Luz. Além de minhas pesquisas acadêmicas no âmbito das filosofias da diferença.

    Nina Veiga

    Cronograma

    27 de julho - aula aberta

    3 de agosto - o material

    10 de agosto - a cabeça

    17 de agosto - mãos e pés

    24 de agosto - corpo

    31 de agosto - finalização

    Os encontros serão gravados e ficarão disponíveis para acesso a qualquer momento. A interação é pelo Telegram. E para assistir aos vídeos é preciso estar inscrito no canal do

    Youtube de Nina Veiga

  • Inscrição

    Efetue sua inscrição e envie o comprovante por Whatsapp: 32991131748 (Nina Veiga)

    Fale com a Nina: 32 991131748

    Leia até o final da página, preencha o formulário que entro em contato com você: preencha aqui.

    Investimento: 200 reais

     

    10% da inscrição será destinada para ações de acolhimento de pessoas em situação de rua, durante a pandemia. Acompanhe pelas nossas redes sociais as informações sobre o apoio.
    Pagamento no final da página,

    Sua inscrição tem validade por 1 ano, a partir do primeiro acesso. A certificação se dará a qualquer momento, com a fotografia da boneca completa.

    Inscreva-se pelos diversos canais

Todos os Posts
×