Doutora em educação e artífice.
É escritora, educadora steineriana e investigadora das artes-manuais.
biografia
uma trajetória por uma estética da vida viva
Ana Lygia Vieira Schil da [Nina] Veiga
doutora em educação, escritora e educadora waldorf
Com oficinas e workshops ministrados em diversos países e no Brasil. Tem livros e diversos artigos publicados. É colunista do portal Eu Sem Fronteiras.
É idealizadora e coordenadora das Pós-graduações em Artes-Manuais para a Educação, Artes-Manuais para Terapias, Artes-Manuais para o Brincar e o Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana.
Há mais de trinta anos, em seu atelier pedagógico terapêutico, cria peças e instalações em arte do fio, além de brinquedos inspirados no conhecimento antroposófico. Ação social, que reúne mulheres artífices do brinquedo, para geração de renda, a levar em conta a imagem ampliada do ser humano e as necessidades da criança contemporânea.
Valoriza o trabalho das mãos em contato com materiais e concepções que possibilitem a composição de uma ética, de uma estética e uma política que promova a vida de qualidade.
Mestre em Cultura e Linguagem e psicopedagoga artística, doutorou-se pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade de Lisboa. É investigadora das artes-manuais e da literatura no IELT, Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.
Apoia grupos e instituições na arte de sintonizar pensar, sentir e agir. Desenvolve trabalhos de formação pessoal e profissional, especialmente para artífices e escritores no Brasil e no exterior.
Suas oficinas associam o saber teórico-conceitual às artes manuais como modo de existir e à escrita como produção de si e do mundo.Vídeos sobre a Nina
Nina na imprensa
acompanhe a repercussão em páginas e blogs
2017 creative commons nina veiga. esta página está sob a licença creative commons com atribuição não-comercial.