Voltar ao site

casa de época

uma experiência temporal com a criação de elementos para as 4 principais épocas do ano.

Texto-oficina de Nina Veiga

 

“Para ajudar na procura da personalidade do futuro ser adulto, há ritmos que a família e o meio ambiente podem respeitar e marcar conscientemente, fazendo com que a convivência social seja harmoniosa, sadia e até terapêutica para grandes e pequenos". (Leonore Bertalot)

 

Busca-se aqui pensar junto à vivência dos ritmos do ano. Com isso, pretendemos criar uma dimensão temporal saudável que nos torne mais resilientes aos efeitos aceleradores do contemporâneo, que produzem, muitas vezes, ansiedade e estresse.

 

“Na Terra vivemos no espaço e no tempo. O espaço fecha, encerra, exclui, limita, acaba, termina. O tempo flui, é ilimitado e nós sempre corremos atrás dele. Isto cria a insegurança, incerteza, problemas sociais. Para nos sentirmos melhor, criamos espaços de tempo: uma hora, um dia, um ano, etc. E estes espaços nos são dados pelo cosmo, pelo sol que levanta diariamente e deita em horário rítmico”. (Leonore Bertalot)

 

A proposta é transformar a casa toda em uma “mesa de época”. A mesa de época, vivenciada na educação Waldorf, é uma representação do macrocosmo, especialmente ligada aos ciclos da natureza e aos eventos culturais, no microcosmo da sala de aula. Com ela, a criança pode vivenciar concretamente o que acontece na natureza e na vida humana. Desta maneira, é como se ela pudesse “ver” os ciclos do tempo também em seu espaço doméstico. Assim, conclui-se que fazer com que o tempo se torne visível no espaço é o grande objetivo da experiência de Casa de Época.

 

broken image

As ilustrações apresentam exemplos de calendários de épocas que podemos ter em nossa casa, para facilitar a visão temporal do ano.

 

“Em vez de festejar, comemorar na forma tradicional as festas anuais, podemos criar novas maneiras de festejar. A humanidade recebeu a forma de festejar por forças divinas, dos deuses; agora é hora de o homem criar suas festas com a força do seu interior”. (Leonore Bertalot)

broken image

Você pode se basear no calendário das épocas utilizado nas Escolas Waldorf e inventar atividades com as crianças e decorações para transformar sua casa em uma Casa de época.

broken image